13 de agosto de 2020
Uma garagem de ônibus no norte de Londres está definida para se tornar uma "estação de energia virtual", gerando eletricidade a partir dos ônibus quando não estiverem em uso. Após uma transformação para garagem quase 100 novos ônibus elétricos de emissão zero, Northumberland Park é agora uma das maiores instalações de ônibus elétricos na Europa. O projeto, denominado Bus2Grid, é considerado o maior local de teste de veículo para grade (V2G) do mundo.
A tecnologia V2G permite que a energia armazenada na bateria de um veículo elétrico seja realimentada na rede elétrica. Ao recarregar quando a demanda é baixa e colocar energia na rede quando ela é alta, o V2G ajuda a gerenciar os altos e baixos, equilibrar a rede e torná-la mais eficiente.
Se toda a frota de ônibus de Londres de cerca de 9.000 veículos fosse convertida com a tecnologia usada no projeto Bus2Grid, teoricamente poderia fornecer energia suficiente para abastecer mais de 150.000 residências.
O projeto Bus2Grid será liderado pela SSE Enterprise em parceria com o prefeito de Londres, Transport for London (TfL) e Go-Ahead London. O teste inicial usará as baterias de 28 ônibus de dois andares de última geração, capazes de retornar mais de 1 MW de energia para a rede.