O túnel Fehmarnbelt será o túnel submerso mais longo do mundo

O túnel Fehmarnbelt será o túnel submerso mais longo do mundo

26 de outubro de 2020

From CNN:

Depois de mais de uma década de planejamento, as obras começaram no túnel imerso mais longo do mundo. Descendo até 40 metros abaixo do Mar Báltico, o túnel Fehmarnbelt ligará a Dinamarca e a Alemanha, reduzindo o tempo de viagem quando for inaugurado em 2029.

O túnel, que terá 18 quilômetros (11,1 milhas) de comprimento, é um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa, com um orçamento de construção de mais de € 7 bilhões (US $ 8,2 bilhões).

A título de comparação, o túnel do canal de 50 quilômetros (31 milhas) ligando a Inglaterra e a França, concluído em 1993, custou o equivalente a £ 12 bilhões ($ 15,5 bilhões) em dinheiro de hoje. Embora mais longo que o Túnel Fehmarnbelt, o Túnel do Canal foi feito usando uma máquina perfurante, em vez de imergir seções de túnel pré-construídas.

Ele será construído ao longo do Fehmarn Belt, um estreito entre a ilha alemã de Fehmarn e a ilha dinamarquesa de Lolland, e é projetado como uma alternativa ao atual serviço de balsa de Rødby e Puttgarden, que transporta milhões de passageiros todos os anos. Onde a travessia agora leva 45 minutos de balsa, levará apenas sete minutos de trem e 10 minutos de carro.

 

Fonte: https://edition.cnn.com/travel/article/fehmarnbelt-tunnel-denmark-germany-spc-intl/index.html